quarta-feira, 22 de abril de 2009

Relexão sobre a semana de formação do Gestar II

Com muita expectativa aguardamos a semana de formação do GESTAR II, de Língua Portuguesa. Ficávamos imaginando: o que viria de novidades? aprofundamento de temas? dinâmicas ? dicas?

Iniciamos com apresentações e relato de vivências.Conhecemos então, Isabel, especialista de Língua Portuguesa, da UNB . Inicialmente foram pontuadas as alterações do Guia Geral e sobre a estrutura do programa , agora relacionado com a UNB.

A proposta inicial foi trabalhar com os AAs de alguns TPs.Em grupos, foram lidos e discutidos as atividades dos AAs. Novidade, visto que o AAA foi uma inovação no Programa Gestar II, necessária para a prática em sala de aula.

Em seguida, o trabalho com os gêneros evidenciou o quanto precisamos beber mais de fontes como hibridismo, retextualização.

Além disso foram realizadas algumas dinâmicas, atividades, reflexões e exibição de filmes.
Destaco o texto de Rubem Alves sobre o papel do professor e a reflexão sobre o filme “Narradores de Javé” evidenciando a importância da leitura e da escrita para todos nós.

Compartilhamos situações, transmitimos idéias, revelamos intenções.

Concluo solicitando mais encontros, para estudo, discussão principalmente com relação aos temas “Estilística”, Tipos textuais, Análise linguística . Temos um “público” de cursistas exigente e precisamos estar cada vez mais nos atualizando com relação aos temas propostos pelos TPs.

Continuamos sedentos de mais estudo, mais conceitos, mais saberes.

Somos sementeiros onde a árvore aguarda pacientemente mais recursos necessários para que os frutos sejam alimentados pelo conhecimento e desejo.E por que não dizer? Emoção!!!

A árvore aguarda...

Grace Motta

Salvador, 05/04/2009

Um comentário:

  1. Grace, o grupo de vocês é muito afinidado, disposto e apaixonado pelo programa. É uma pena que eu tenha contribuido tão pouco naquela semana. Estou me preparando para a 2ª fase, momento que iremos alinhar pendências da formação inicial.

    ResponderExcluir